Pode parecer para o cliente que a prateleira da loja virtual é infinita, afinal, é só ir adicionando mais e mais produtos no site. Com um clique e alguns dias, a mercadoria chega em casa; muitas vezes pode ser retirada num centro de distribuição ao lado. É como mágica. É simples, fácil e rápido. E, de fato, tem que ser. O consumidor moderno não espera nada menos do que isso.
O desafio maior, claro, fica para as empresas e os profissionais que precisam pensar no espaço real desses produtos, armazenamento, organização, estoque, carga e descarga, transporte, entre outros inúmeros processos logísticos e problemas que não podem acontecer no caminho. Este desafio teve ainda um aumento expressivo após a pandemia de coronavírus no mundo. Segundo o site Ecommerce Brasil, entre 2020 e 2021, 40% das compras foram feitas no digital e 78% dos consumidores brasileiros afirmaram que não pretendem diminuir este hábito.
E o que aconteceu?
Então foi preciso expandir, se reorganizar, repensar processos, ferramentas e fornecedores. Tudo para atender a alta demanda e um consumidor cada vez mais exigente e imediatista. A experiência mais requerida pelo imaginário do cliente passa a ser comprar no conforto de casa, mas com a rapidez de ir à lojinha ao lado e voltar com o produto para casa, de preferência com frete grátis. Nem para os grandes marketplaces foi uma tarefa fácil!
Ao que tudo indica esse comportamento veio para ficar – para você e para os seus concorrentes! Então, é preciso estar atento e empenhado em acompanhar as novas exigências e fazer o melhor que você puder dentro dessas novas realidades.
E sobre o que é preciso estar atento em relação aos desafios logísticos para o e-commerce nos próximos anos?
- Relacionamento ágil e humanizado
A nova era é de fluidez e rapidez. O consumidor quer respostas rápidas e em suas ferramentas preferidas. Quer tirar suas dúvidas por WhatsApp, Facebook, Instagram, telefone etc. Além disso, não tem tolerado mais as respostas prontas e repetitivas de robôs que muitas vezes não dão as soluções e respostas procuradas.
A Revista Mundo Logística afirma que, segundo estudo da consultoria Forrester, 74% dos clientes consideram essenciais fatores como conveniência, facilidade e disponibilidade de opções na hora da compra e consideram fundamental a existência de múltiplos canais para tornar a experiência satisfatória.
- Multicanais
De uma coisa todo mundo já está cansado de saber: o futuro do varejo é multicanal. É isso mesmo! Omnichannel e multicanalidade devem estar no planejamento de quem vende seus produtos. Mas, fique atento, segundo o site Reclame Aqui, “a escolha dos canais vai depender exclusivamente do comportamento do seu nicho. Por isso, é necessário estruturar uma pesquisa de persona para causar sinergia nos canais”.
- Poucos cliques
Falando em facilidade e agilidade, o consumidor também cansou de formulários e processos infinitos para comprar ou consultar o status do pedido. “Buy-with-1-click” já é realidade faz algum tempo, mas isso precisa se expandir para tudo. Informações precisam ser facilmente encontradas ou solicitadas,se possível, com um clique.
- Inteligência artificial cada vez mais apurada
Principalmente os dois primeiros tópicos se relacionam com a adesão às novas tecnologias, principalmente à inteligência artificial. Grandes marketplaces, e-commerces ou lojas virtuais não conseguem lidar com uma demanda expressiva, com qualidade e tempo hábil, sem apoio da tecnologia.
- Entrega rápida e sem atrasos
Segundo uma pesquisa da Consumer Insights, conduzida pela Outbrain, hoje mais de 50% dos consumidores deixam de comprar em algum lugar pela velocidade da entrega. Os seus clientes vão comparar muitas informações antes de comprar com você ou o concorrente, uma delas será a velocidade que terão os produtos em mãos. Por isso, contar com uma transportadora séria e com boa reputação como a MMA Cargas Expressas, pode fazer toda a diferença!
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